Blog

Voltar
21/05/2010 NOVIDADES

Dicas para não ganhar aqueles quilinhos indesejáveis no inverno

Confira as dicas da Drª. Ingrid Zocolotti e mantenha-se em forma.

Com a chegada do inverno começamos a nos preocupar em ganhar uns quilinhos a mais, o que não precisa ser necessariamente verdade.

Começam a surgir oportunidades para o consumo de alimentos que não temos o costume diário e a tentação aumenta à medida que a temperatura cai. E mesmo com uma leve queda na temperatura, os vinhos e bebidas alcoólicas em geral, doces, caldos, chocolates, fondue, entre outros tornam se irresistíveis ao consumo.

A culpa não é completamente do inverno, mas realmente há uma necessidade maior em consumir mais energia para que o corpo possa manter a temperatura corporal. O corpo impede a perda de calor, como um isolante térmico. O metabolismo fica mais acelerado quando a temperatura cai, precisando de uma energia extra.

Mude o modo de preparar as refeições sem adicionar muitos ingredientes. Prefira as refeições mais quentes como sopas de legumes, caldos, chás de ervas e de frutas; faça pequenos lanches entre as refeições maiores como café da manhã, almoço e jantar; mantenha a prática de exercícios ou mude para uma modalidade que se sinta mais confortável neste período; beba bastante água ou sucos de fruta em temperatura ambiente, principalmente os ricos em vitamina C como laranja, acerola, limão; não se esqueça também dos leites e seus derivados, como leite fermentado e iogurtes sem gordura.

Então, é normal sentir um pouquinho mais de fome. Mas não podemos usar o inverno como desculpa, pelo contrário, aproveite o pequeno gasto a mais de energia nesse período para poder perder os quilinhos que podem estar te incomodando. Mantenha sua rotina ou até mesmo se esforce mais. Não há mal algum em tomar aquele chocolate quente, mas antes de exagerar pense: será mesmo que esses poucos graus a menos na temperatura são os culpados?

INGRID ZOCOLOTTI
Nutricionista esp. em Fisiologia do Exercício
e Treinamento Desportivo
CRN 101195

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar