Blog

Voltar
27/08/2010 NOVIDADES

A relação entre uma alimentação inadequada e doenças cardiovasculares.

Os autores de uma pesquisa concluíram que trocar uma porção de carne vermelha por aves e peixes pode reduzir o risco de doença cardíaca.

"O peixe morre pela boca", diz o velho ditado popular.A ciência já demonstrou que uma alimentação inadequada pode favorecer o aparecimento das doenças cardiovasculares, as principais causas de morte no mundo ocidental.

Pesquisadores americanos de Havard acompanharam 84.136 mulheres durante um período de 26 anos.Estas mulheres eram integrantes do Nurses Health Study, e, no ínício do estudo, tinham idades entre 30 a 55 anos.

Estas mulheres, na ocasião que ingressaram no estudo, não eram portadoras de doença cardíaca conhecida.Os autores da pesquisa concluíram que substituir uma porção de carne vermelha por aves, peixes, nozes e laticínios com baixo teor de gordura, pode reduzir o risco relativo de doença arterial coronariana (DAC) em mulheres na ordem de 19%, 24%, 30% e 13%, respectivamente.

A DAC é caracterizada pela formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, sendo a principal causa do infarto do miocárdio, conhecido como "ataque cardíaco".Os pesquisadores ainda observaram que, globalmente, a ingestão de proteína animal associava-se a um risco aumentado de DAC, enquanto que a ingestão de proteína de origem vegetal conferiu uma certa proteção.

Embora o estudo tenha incluído apenas mulheres, os pesquisadores de Havard acreditam que estes resultados possam ser aplicados também aos homens.

Fonte Educação Física

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar