Blog

Voltar
12/12/2014 NOVIDADES

Aveia, vilã ou aliada da dieta?

Que a aveia é uma delícia seja em forma de mingau ou junto com as frutas no café da manhã todo mundo sabe, mas será que ela engorda?

A aveia não engorda de maneira alguma, e de fato é um dos melhores cereais matutinos que você pode comer para uma boa saúde. É claro que estamos falando de aveia pura, não as versões com sabor, cobertas de açúcar ou instantânea, nem estamos falando de bolachas de aveia cheias de manteiga e açúcar.

A melhor coisa é que ainda podemos dizer que a aveia emagrece devido à presença de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Qualquer alimento rico em fibras solúveis vai ajudar na redução de gordura, por sua tendência a se ligar e descartar as substâncias produtoras de colesterol no organismo.

A fibra insolúvel beta glucana, presente na aveia, vai ajudar a acabar com problemas de constipação sofridos, limpar seu cólon e liberar energia que o corpo possa usar para remover toxinas.

A fibra solúvel, que converte o gel viscoso no seu trato digestivo, reduz o LDL (colesterol ruim) em seu corpo se ligando com substâncias ligadas ao aumento do colesterol. Ele não tem impacto sobre a produção de HDL (colesterol bom).
A aveia tem um índice glicêmico baixo, ou seja, seu carboidrato é absorvido lentamente pela corrente sanguínea. Ela diminui a velocidade da absorção de açúcar de qualquer comida com base de amido que você possa comer em seguida e, portanto, ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Não é de se espantar que a aveia seja considerada um alimento milagroso para pacientes diabéticos.


Portanto, é um absurdo se pensar que a aveia engorda, tanto que ainda que você coma alimentos ricos em colesterol depois de um café da manhã com aveia, você vai ser salvo da maioria dos efeitos colaterais devido às propriedades da aveia que combatem o colesterol.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar