Blog

Voltar
07/01/2010 NOVIDADES

Resumo da Ópera do Verão 2011

Já tivemos o Verão do Real (do plano mesmo), dos patins, do bungee jump, que agora até ficou meio sem graça... É sempre assim, verão traz junto uma seqüência avassaladora de modismos, gírias, danças, hits, acessórios. E o Verão 2011?

O grande barato do verão é mesmo o astro rei, o sol. E dele, não se pode reclamar. São Paulo, Rio, Vitória, Bahia, o sol está pocando em temperaturas elevadas. Pena que ele demorou um pouco a firmar, deixando uma triste lembrança: enchentes, desabamentos, desabrigados, mortos em um claro sinal de que o mundo pede socorro e a resposta vem no clima.

Junto com o sol há uma incontrolável vontade de cair na rua, viver cada minuto dos dias quentes e das noites frescas. Se tivesse que traduzir este verão que já parte para sua reta final, dividiria por partes.

O que mais me chama atenção são as redes sociais. Não à toa um dos candidatos ao Oscar é o filme “Redes Sociais” e o ”homem do ano” é ele, Mark Zukerberg, criador do Facebook. Ou seja, um verão que contempla ao mesmo tempo criador e criatura.

É de lá, do face ou da web, que também se pode ver um pouco do que ta rolando na estação. Tudo se posta, se comenta, se checa e se multiplica em velocidade avassaladora nas mídias sociais. O facebook virou um “raio X” da estação.

E o que revela este raio x? Muita festa na piscina (as Pool Party), que prolonga a praia e emenda com a noite, exibindo uma geração cada vez mais bombada e com sede de ser vista como se o mundo tivesse se transformado em imenso BBB . Quando essa geração dos músculos e do ver e ser visto vai descobrir o Welness? Acho que daqui a umas duas ou três estações. Talvez até lá o tempo tenha desacelerado um pouco, mas eu duvido.

A Bacutia e o Poxto 9 não reinam mais sozinhos. A praia da Peracanga teve seu lugar ao sol, ali, bem do ladinho. Nos youtubes da vida, por sua vez, rola música “Minha Mulher não Deixa Não”, dos Aviões do Forró, que atravessa o País e vira febre através de vídeos postados na internet. Já teve até versão contrária à música original e dancinha própria.

Resumindo, o Verão 2011 poderá ser lembrado pelo uso da ferramenta das redes sociais nos relacionamentos. E na moda? Verão sem lançar moda? Não existe! Mas na verdade ele não lançou e sim resgatou. O camisão para ir à praia, o short detonado com aquele “bolsinho” aparecendo e as grifadas bolsas Goyard ou qualquer coisa que lembre as mesmas. Ah, sim, o óculos aviador com armação de metal, seja prateado ou dourado. Unanimidade mesmo só as lentes clarinhas e degrades, que por sinal são uma delícia!

Estes pequenos modismos se repetem em destinos hypados como Búzios, Trancoso, Florianópolis, este último, destino mais votado pela internet (sim, tudo é pela Internet) como “o lugar” que deveria receber um show internacional do verão. O cantor californiano Ben Harper foi escolhido para embalar uma noite típica de Verão do Praia Skol Music, na Brava, em Floripa. Se o Verão ainda não acabou, um Resumo da Ópera já está aí!

Rose Frizzera

Jornalista

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar