Blog

Voltar
17/08/2015 NOVIDADES

Homens e mulheres precisam de suplementação alimentar diferente, adequada às necessidades de cada gênero e aos objetivos de cada um

Seja para emagrecer, definir ou até mesmo para conquistar o aumento da massa muscular, tanto os homens como as mulheres estão cada vez mais apostando na suplementação alimentar. Especialista comenta as diferenças na hora de escolher.

Quando buscam pela suplementação alimentar aliada à atividade física, as mulheres, em geral, desejam conquistar a definição muscular e um percentual de gordura mais baixo. Já os homens buscam a hipertrofia – aumento da massa muscular. A dúvida é: quando se trata de suplementação alimentar, será que as mulheres devem utilizar os mesmos produtos que os homens em busca do corpo ideal?
“Apesar de não existirem suplementos indicados apenas para os homens ou para as mulheres, é preciso ficar atento aos seus objetivos e ao que funciona melhor no seu caso”, explica Maria Fernanda Pio, nutricionista e consultora técnica da Dr. Shape – maior rede multimarcas de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil.
A nutricionista dá um exemplo: “Para as mulheres que desejam diminuir o peso, definir a musculatura e alcançar um porcentual de gordura baixo, as proteínas hidrolisadas, de alta concentração proteica e baixa concentração de carboidratos, são boas opções, pois estimulam o crescimento muscular”, afirma. Já os homens podem ampliar o escopo: “No caso deles, a proteína hidrolisada também pode ser usada para auxiliar na conquista da hipertrofia, ajudando-os a ficar mais fortes. Mas, atinge-se melhor o objetivo quando ela é combinada com carboidratos de rápida absorção, como o Waxy Maize”, diz ela.
Para as mulheres queimarem as indesejadas gordurinhas, os termogênicos são indicados. “Os termogênicos ajudam a conquistar o percentual de gordura desejado, além de acelerarem o metabolismo. Já os aminoácidos podem ser usados antes dos treinos ou na metade deles para ajudar na preservação da massa muscular, retardando a fadiga”, explica a consultora técnica da Dr. Shape. Maria Fernanda indica os termogênicos de chá verde e o de café verde por serem estimulantes, tal como a cafeína. “Ambos contêm substâncias energéticas e colaboram para o organismo queimar gorduras.
Existem, também, os óleos em cápsulas, como os de peixe, cártamo e coco. Além de coadjuvantes no metabolismo das gorduras, eles trabalham como fontes de gordura boa, além de ajudarem na ativação metabolismo. “São boas opções para ambos os sexos”, comenta a nutricionista.
Já para os homens, além da proteína hidrolisada combinada com carboidratos de rápida absorção, fazem bem a dextrose e a palatinose. “Ambas são boas fontes para ajudá-los na recuperação do pós-treino, no caso dos homens que querem aumentar a massa magra”, relata.
Maria Fernanda Pio lembra que não há contraindicações nos suplementos devido ao sexo de quem o ingere. “Uma mulher que deseje ganhar massa certamente poderá combinar os suplementos proteicos aos carboidratos e um homem que precise queimar gordura poderá beneficiar-se de um termogênico”, exemplifica. Mas, essas são as exceções e é preciso procurar um técnico especializado.
Como ficam os hormônios na suplementação?
A legislação brasileira não permite determinadas classes de suplementos que podem ser comprados no exterior. A Anvisa possui uma legislação diferente da dos Estados Unidos e, por isso, no Brasil não são produzidas suplementações que estimulem diretamente a produção de determinados hormônios, como a testosterona. É uma segurança a mais para quem consome suplementos. “Por isso, é importante comprar os suplementos apenas em estabelecimentos de confiança e que podem comprovar a procedência dos produtos, já que alguns, que não são vendidos no Brasil, podem alterar os hormônios. Adquirindo seus suplementos aqui, você não corre risco”, finaliza.
Matéria publicada no site Portal da Educação Física.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar