Blog

Voltar
07/07/2016 NOVIDADES

Exercício físico reduz necessidade de ação da insulina

Prática de exercício físico melhora a sensibilidade à insulina, a glicemia de jejum e podem diminuir níveis de hemoglobina glicada.

A atividade física tem papel fundamental no tratamento do Diabetes Tipo 2 junto com a dieta e medicações. Os benefícios do exercício físico para o diabetes tipo 2 são conhecidos e divulgados em todo o mundo. O exercício melhora o controle da glicose no sangue, a sensitividade à insulina (melhora da ação da insulina no corpo) e diminui os fatores de risco cardiovasculares.

A American Heart Association classifica, em nível máximo de evidência, que a prática regular de exercícios físicos melhora a sensibilidade à insulina, a glicemia de jejum e é capaz de diminuir os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c). Além disso, diversos estudos ainda relacionam a prática dos exercícios físicos com a melhora da composição corporal e diminuição dos fatores de risco cardiovasculares nos pacientes com resistência à insulina.

Indivíduos diabéticos ou com síndrome metabólica (sobrepeso, resistência à insulina, e hipertensão arterial) podem ter um enorme benefício quando praticam exercícios físicos. Quanto maior for a intensidade do exercício maiores são os benefícios, como mostram os estudos de Stephen R. (Mauritas, 2012) e Little J. (J Appl Physiol, 2011). É o que também afirma a diretriz de 2014 da Sociedade Brasileira de Diabetes, que já coloca o treino de alta intensidade intervalado, do inglês HIIT (High Intensity Interval Training), como recomendação para melhora de pacientes diabéticos. Além disso, o HIIT parece ainda facilitar uma maior biogênese mitocondrial, o que favorece o maior consumo de glicose pelas células e a maior capacidade oxidativa celular.

Não existem dúvidas de que a prática regular de exercícios físicos é uma das chaves principais para a prevenção e para o tratamento da resistência à insulina e para o diabetes tipo 2. É muito importante enfatizar que pacientes com diabetes 2 devem realizar treinamento supervisionado com profissional de educação física, monitorar eventuais hipoglicemias esforço induzidas e devem evitar iniciar um exercício físico sem consulta do seu médico endocrinologista.

O aumento na sensitividade à insulina normalmente não dura mais que 72 horas. Desse modo, a atividade física regular deve ser realizada no mínimo três vezes na semana no tratamento do Diabetes Tipo 2 (pelo menos 150 minutos/semana).

Matéria publicada no site: Educação Física

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar