Blog

Voltar
10/05/2018 NOVIDADES

5 dicas para evitar erros na academia

Há algumas armadilhas no treino que podem comprometer o rendimento e, ainda, levar a lesões e ao cansaço exagerado. Pular o alongamento, exagerar na musculação ou manter um treino sempre igual são alguns erros comuns cometidos pelos atletas e que podem ser prejudiciais na conquista dos objetivos. Assim, para não colocar em risco todo o esforço dedicado ao treino, separamos 5 dicas para você evitar os erros durante o treinamento.

#1 Não deixe de aquecer

Algumas pessoas chegam tão animadas para treinar que até esquecem do aquecimento e vão direto para a musculação. Mas poucas sabem que esse hábito prejudica o rendimento do exercício e pode levar a lesões. Isso acontece porque o corpo precisa se adaptar ao esforço de sustentar o peso. Assim, ao força-lo repentinamente, há riscos de rupturas. Além disso, depois do aquecimento você mantem uma respiração mais tranquila e, consequentemente, possui mais oxigênio para fazer movimentos e produzir a energia necessária para o treino. O aquecimento prepara o corpo para a atividade que vem a seguir, o ideal é aquecer por um período de, em média, 10 minutos.

#2 Melhore a execução de seus movimentos com alongamentos

Assim como há aqueles que pulam a etapa do aquecimento, outros terminam o treino sem alongar. É importante lembrar que cada tipo de atividade exige um alongamento especifico. Se você correu, por exemplo, procure esticar os membros inferiores. Isso deve ser feito logo após a atividade, enquanto os músculos ainda estão aquecidos. De acordo com Thieferson Gomes, Coordenador Técnico da RC Colina, o alongamento por si só não evita lesões, mas melhora a mobilidade articular. Importante citar aqui que o alongamento pode ser útil na melhor execução dos movimentos e deve ser planejado junto ao professor. Isto fará com que os resultados sejam mais satisfatórios.  O alongamento não deverá ser executado sem um aquecimento prévio.

#3 Aposte em um treino variado

Um erro é desenvolver uma série de exercícios e repeti-la constantemente, sem variar as atividades. Esse comportamento só é válido para quem acabou de entrar na academia e está em fase de adaptação. Do contrário, ele pode comprometer os resultados. Isso não significa que a pratica do treino perderá validade, mas quem não troca o treino favorece o surgimento de lesões por esforço repetitivo e deixa de trabalhar outros músculos que não foram solicitados na primeira avaliação. Além disso, você deixa de queimar mais calorias, porque o corpo se acostuma com o estímulo e deixa de liberar energia como antes. Segundo o Coordenador Técnico da RC Colina, Thieferson Gomes, “O ideal é alternar as modalidades, seguindo um plano que equilibre exercícios de força, flexibilidade e condicionamento físico. Chame o seu professor para manipular as variáveis de seus exercícios, mesmo durante um mesmo programa de treinamento. Isto fará com que o corpo gere estímulos diferentes, proporcionando mais resultado em menos tempo.”

#4 Atenção a postura

Não ficar atento na postura durante a execução da série também prejudica os resultados. Além disso, pode causar dores nas costas e lesões musculares. A preocupação com o alinhamento do corpo para executar os exercícios não faz diferença apenas nas modalidades que envolvem o equilíbrio, como o Pilates. Na musculação, por exemplo, a má postura pode sobrecarregar algumas partes do corpo, em vez de agir na região pretendida. Assim, vale conferir se você está executando os exercícios de maneira correta. “É preciso se concentrar no exercício e em todos os músculos que estão sendo solicitados durante o treinamento. Este tempo deve ser dedicado a você, portanto tente se desligar de outras coisas. ”, Thieferson Gomes.

#5 Hidrate-se

Quem costuma esperar a sede chegar para se hidratar precisa mudar esse habito na academia. Isso porque a sensação de sede se manifesta quando o organismo já está com falta de água. Quando desidratado, o indivíduo perde o rendimento durante a atividade física, prejudicando os resultados. Assim, para não sentir um cansaço desnecessário, beba água antes, durante e depois do treino. Nesse tempo, o organismo deve receber pelo menos 1 litro de água.

Seguindo essas dicas, todo o seu esforço na academia não ficará comprometido e você poderá alcançar seus objetivos sem riscos de lesões.

 

FONTE: https://www.megacurioso.com.br/boa-forma/80543-10-dicas-para-evitar-erros-na-academia.html

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar