Blog

Voltar
25/06/2009 NOVIDADES

Basquete Subaquático

O Basquete Subaquático nasceu do esporte Rugby subaquático, e foi criado pela equipe de Educação Física do Nível II, Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos, SP.

O Basquete Subaquático nasceu do esporte Rugby subaquático, e foi criado pela equipe de Educação Física do Nível II, Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos, SP. O Rugby é uma modalidade praticada em vários países da Europa, com campeonatos realizados em clubes, escolas, federações e também organizados pela CMAS (Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas), responsável pela criação e administração das regras internacionais.

Como o Rugby necessita de uma piscina de, no mínimo, 3 metros de profundidade, não foi possível adaptá-lo em uma piscina mais rasa, com isso a equipe utilizou algumas habilidades desse esporte e criaram o basquete, com regras parecidas com a do executado em quadra, incluindo o drible. Essa nova modalidade é praticada no fundo de uma piscina semi-olímpica com equipes formadas por 6, 7 ou até 8 jogadores, cada um usando equipamento básico de mergulho (nadadeira, máscara, snorkel e uma bola de borracha com água dentro, neutralizando sua flutuabilidade).

De ambos os lados um cesto de plástico no fundo com 55cm de diâmetro com 70 cm de altura. Nesse jogo utilizam-se as regras do basquetebol, com algumas modificações para o meio aquático. O aluno deverá levar a bola até a cesta do adversário, arremessando-a numa distância mínima de 1 (um) metro; a defesa adversária não poderá interferir na trajetória da bola até que se defina se a mesma entrou ou saiu do curso. Uma das habilidades usadas para progredir com a bola é quicá-la no fundo da piscina, como o drible no basquetebol.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar