Blog

Voltar
20/01/2012 NOVIDADES

DICAS E CUIDADOS COM A CHEGADA DO VERÃO

Finalmente chegou o verão, e com ele muita praia, piscina, cachoeira e sol, por isso devemos redobrar os cuidados com a pele nesta estação do ano. Quem acha que proteção solar é igual a protetor solar está enganado. Não adianta somente passar o protetor solar e ficar exposto ao sol.

Como usar o protetor solar corretamente?
No rosto deve ser utilizado aproximadamente a quantidade de uma colher de sopa rasa, aplicando-o de maneira uniforme, e reaplicando-o a cada 2 horas, dependendo da transpiração, número de mergulhos no mar, piscina ou cachoeira. Além dele, faça uso de chapéu, boné, barraca de praia, roupas com tecido com filtro solar.

Você sabia...
A água do mar e a areia da praia podem esconder alguns perigos para a pele!
A Larva Migrans (bicho geográfico) é deixada na areia por dejetos de cães e gatos. Em contato com a pele humana provoca uma lesão linear, com muita coceira e vermelhidão. Use pedras de gelo para aliviar essa coceira, posteriormente agende consulta com o seu dermatologista para um tratamento adequado.

Previna-se!
Queimadura por água viva é muito comum, caso isso ocorra lave a área com água do mar e a proteja com um pano limpo.

O calor e a umidade favorecem a ocorrência de infecções fúngicas e/ou bacterianas, para ajudar a prevenir esse problema mantenha a pele seca e evite usar roupas molhadas por muito tempo. A Miliária, brotoejas, são várias bolhinhas de água provocadas pelo excesso de suor e oclusão pelas dobras. Usar roupas leves e frescas ajudam à preveni-la.

A acne estival é provocada pelo excesso de sol e obstrução da saída do folículo piloso. Evite produtos oleosos, pois esses pioram as lesões.

Fique atento!
Drinques e sucos com frutas cítricas no verão são uma delícia, mas podem causar queimaduras e manchas em contato com a pele.

Sol em excesso pode causar envelhecimento cutâneo precoce e câncer da pele.

Aproveite o verão, mas sempre cuidando da sua pele.

Anamélia Frizzera Fontes
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar