Blog

Voltar
26/02/2012 NOVIDADES

Benefícios do Pilates na gestação

Não são apenas os hormônios e o emocional das mulheres que sofrem alterações no período da gestação. A postura também. E com avanços progressivos, que comprometem músculos, articulações e coluna vertebral. Por isso, a necessidade de cuidados específicos. E a pratica do Pilates é a mais indicada para a prevenção e cuidados.

De acordo com a fisioterapeuta do RC Pilates Jaqueline Tolentino uma das preocupações de uma grávida deve ser com a coluna vertebral. Uma vez que o peso da barriga e dos seios aliados a uma má postura comprometem a região lombar. “Com o pilates há um fortalecimento postural, o que irá auxiliar no suporte do peso que a barriga e seios proporcionam, prevenindo os desconfortos da região nos estágios finais da gravidez.”

Tolentino ainda ressalta que o Pilates por trabalhar toda a musculatura corporal, previne distensões abdominais. E com o ganho de força no assoalho pélvico, ainda previne contra futuros problemas no intestino e bexiga. “O trabalho nessa área auxilia a gestante durante o parto e na recuperação e cicatrização. Além do condicionamento cardiorrespiratório para as gestantes que optarem por parto normal.

Outro problema enfrentado pelas grávidas é a frouxidão dos ligamentos. Isso, porque além do estrogênio e a progesterona, a relaxina também aumenta a produção. “O corpo da mulher é preparado para o parto com a produção desses hormônios. Porém a estabilidade articular é reduzida e podem ocasionar lesões, uma vez que com o aumento de peso, o centro gravitacional do corpo da gestante muda” explica o fisioterapeuta do RC Pilates Bruno Cozer.

Os benefícios do pilates são alcançados com exercícios individuais e adaptados para cada aluno com o auxilio dos fisioterapeutas. Em aparelhos ou com auxilio de bolas, ou até mesmo usando somente o peso do próprio corpo e a ação da gravidade, os movimentos suaves e rítmicos auxiliam também no período pós parto. Isso porque auxilia no retorno mais rápido do abdome e na diminuição da flacidez muscular e da pele.

Fonte: RC Assessoria de Comunicação

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar