Blog

Voltar
31/05/2012 NOVIDADES

USO DE SUPLEMENTOS - PROTEÍNAS

Entendendo um pouco mais sobre o Whey Protein

Antes de entrarmos no campo da suplementação é preciso explorar um pouco mais sobre a importância das proteínas em nosso organismo. Excetuando-se a água, as proteínas são os principais constituintes das fibras musculares, pois além de matéria-prima para os músculos, são poderosos estimulantes da síntese de proteínas musculares, que chamamos de anabolismo.

Os aminoácidos são os componentes básicos das proteínas e, assim, são absorvidos pelo aparelho digestivo. Em nosso organismo, temos duas grandes categorias de aminoácidos: os essenciais e os não-essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles em que o nosso corpo não é capaz de sintetizar, ou seja, devem ser fornecidos pela alimentação. Pesquisam indicam que os aminoácidos essenciais têm o papel mais importante na resposta anabólica após a ingestão de proteínas. A segunda categoria é a dos aminoácidos não-essenciais, que podem ser sintetizados a partir de outros aminoácidos. Seu fornecimento pela alimentação é desejável, mas não vital.

Quanto ao consumo diário de proteínas, avaliações indicam um consumo de0,6 a0,8 g/kg para um adulto sedentário, enquanto que para atletas varia de1,2 a1,8 g/kg, dependendo da modalidade praticada.

Nessa relação de consumo, é importante frisar que mais nem sempre quer dizer ganho, pelo contrário: se ultrapassado o limite para cada organismo, a tendência é de que haja degradação das proteínas, ou seja, quanto maior o consumo, maior a perda de proteínas.

Whey Protein

Sem dúvida, o Whey Protein é um dos suplementos mais conhecidos do mercado, mas afinal, o que é o Whey Protein? É o soro do leite. O líquido que sobrenada nos iogurtes, que fica na superfície. Estudos comprovam que esse suplemento possui uma alta qualidade biológica, ou seja, seus aminoácidos são bem assimiláveis pelo organismo humano.

Existem diferentes tipos de whey protein e o que diferencia isso é o processo de filtração. Primeiramente existe o concentrado, que é a forma mais simples e, por consequência, a menos onerosa e pode conter de 29% a 89% de proteína, dependendo do produto. Há a forma isolada, que é a forma mais pura e concentrada de proteína, cerca de 90% ou mais, sendo isentos de gordura e ótimo para quem tenha intolerância à lactose, pois contém menos de 1% deste último. Ainda existe a forma hidrolisada, composta por proteínas de alta qualidade, e que pode conter um pouco de gordura, lactose e carboidratos.

Quanto aos benefícios, estudos feitos com homens jovens apontam que o whey protein poderia emitir o aumento da ativação de células-tronco musculares em até 35%,imediatamente após o esforço, células estas indispensáveis para o processo de hipertrofia. Em homens mais velhos essa ativação chegou a 160%. Ganhos de massa muscular já foram comprovados em homens praticantes de musculação.

Geralmente a ingestão de suplementação de proteínas pode ser fracionada durante o dia, ingerindo-se pela manhã, após o sono, a fim de diminuir o catabolismo provocado por horas em jejum e após o treinamento, para que a absorção das proteínas e aminoácidos contidos no whey protein seja mais rápida.

Vale ressaltar que cada organismo reage de uma maneira específica, portanto, precisa de dosagens diferentes e ingestão em momentos diferentes. O fator determinante será um planejamento alimentar, de acordo com as necessidades proteicas, por isso, é extremamente importante a avaliação de um nutricionista, que fará um levantamento de sua rotina alimentar e um plano alimentar considerando suas limitações e seus objetivos. A Academia Razões do Corpo oferece esse tipo de serviço. Informe-se na Ssecretaria. Lembre-se: o maior bem que uma pessoa pode ter é sua saúde.

Professor André Ocleys
Coordenador Técnico

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar