Blog

Voltar
03/08/2020 NOVIDADES

Dia Nacional da Saúde

Em comemoração ao dia Nacional da Saúde a Razões do Corpo traz várias informações e dicas para você sobre a importância desta data e de cuidar da saúde e do bem-estar.

5 de agosto dia nacional da saúde

Vale lembrar que a data surgiu para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar do próprio corpo, tanto seu aspecto físico quanto mental. E, aparentemente, isso tem funcionado. De acordo com o estudo Estilos de Vida 2019, da Nielsen, cerca de 57% da população se encontra mais saudável – pensando na redução do consumo de gordura e ingestão de sal.

Isso porque, no ano passado, uma pesquisa do Ministério da Saúde também revelou resultados positivos sobre o intervalo de 2008 a 2018. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito, o índice de cidadãos que afirma consumir frutas e hortaliças cresceu 15,5%. Já entre os que declararam praticar atividades físicas, o crescimento em uma década foi de mais de 20%.

 

Dia Nacional da Saúde: por quê?

Foi em 8 de novembro de 1971 que um Decreto-lei de número 5352 determinou que o dia de hoje seria dedicado a conscientizar a população acerca do valor da saúde. A decisão, embora simples, também traz consigo uma homenagem importante. Afinal, em 5 de agosto de 1872, nascia um nome importante no combate às epidemias brasileiras: Oswaldo Cruz.

Natural de São Luís de Paraitinga, em São Paulo, sua história com o setor começou no berço, uma vez que Oswaldo tinha pai médico. Trilhando o mesmo caminho do patriarca, foi durante a Faculdade de Medicina, no Rio, que mostrou os primeiros sinais de interesse pela pesquisa científica. Como consequência, muitos artigos publicados, uma especialização em Microbiologia e a nomeação, em 1901, como Diretor Geral de Saúde Pública.

 

Em comemoração ao dia Nacional da Saúde a Razões do Corpo traz algumas dicas para ajudar na sua qualidade de vida.

 

Dicas de saúde mental:

1.  Melhore a gestão do tempo

O tempo — ou a falta dele — recebe infinitas acusações de ser o responsável pela correria do dia a dia e por dificuldades de concluir tudo o que foi planejado. Entretanto, a má gestão do tempo é a grande vilã. Antes de mais nada, organize suas horas para cumprir as demandas da vida pessoal e profissional. Comece organizando a rotina em uma agenda, em um calendário ou em programas específicos de gerenciamento do tempo.

 

2. Pratique atividades físicas

Você não deve esperar que a mente esteja a ponto de explosão para entender que é preciso descarregar toda a energia canalizada. A prática de atividades físicas é importante, tanto para a saúde física, quanto para eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades.

 

3. Tenha momentos de lazer

Mesmo quem é muito focado no trabalho e se sente confortável e motivado em passar horas dedicadas a esse projeto, precisa de um momento de descanso. Viajar, sair com os amigos ou ficar em casa assistindo sua série preferida: entenda lazer como uma pausa na rotina para respirar novos ares e recuperar as energias.

 

4. Prioriza uma boa noite de sono

Você precisa dormir quantas horas para realmente se sentir descansado? Cada um tem necessidades diferentes. Mais uma vez, a qualidade é muitas vezes mais importante que a quantidade.

 

5. Cuide da alimentação

Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos. A mente saudável precisa de um corpo bem cuidado.

 

6. Inicie sessões com teraputas

A maioria das pessoas pensam que não precisa de terapia ou que é preciso estar com alguma doença mental para procurar um terapeuta. Esse é um equívoco comum e que precisa ser desmitificado.

É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações. Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado.

 

Dicas para melhorar a prática de atividade física:

1. Mantenha a hidratação

Consuma no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico.

 

2. Proteja-se do sol

Evite a radiação solar. Pratique esporte nos horários adequados para não ter desidratação ou até mesmo câncer de pele. Faça uso de protetor solar sempre, mesmo se o dia estiver nublado. Abuse de viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UHV e bonés.

 

3. Vista-se adequadamente

Cada modalidade esportiva requer uma roupa especial. Uma vestimenta inadequada pode provocar danos como movimentos incorretos durante a atividade, má postura, dores e muito mais. Use sempre calçado confortável e roupas cômodas.

 

4. Alongue-se

É importante fazer alongamento antes da atividade física, para preparar o corpo para o exercício, e depois, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.

 

5. Não se automedique

Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico.

 

 

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/conheca-cuidados-basicos-antes-de-comecar-uma-atividade-fisica

https://beecorp.com.br/blog/dicas-de-saude-mental/

https://cmtecnologia.com.br/blog/dia-nacional-da-saude/

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar