Blog

Voltar
30/09/2020 NOVIDADES

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Para recuperar a forma física e a saúde não basta seguir dietas da moda ou copiar um treino de um famoso na internet. Nesse processo é fundamental que ocorram mudanças de hábitos de forma permanente. O caminho é árduo, e por isso uma equipe multidisciplinar é fundamental para te auxiliar.

Emagrecimento Saudável

 

A obesidade já é considerada uma questão de saúde pública mundial.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial decorrente de balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura.

A obesidade está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com uma série de doenças crônicas como hipertensão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos, resistência à insulina, doenças psicológicas e doenças do sono; e ainda possui evidências convincentes que permitem afirmar que também aumenta o risco para desenvolvimento do câncer.

Entre suas causas, estão relacionados fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos.

Está relacionada também à má alimentação, aos modos de comer e de viver da atualidade e também, preponderantemente, ao sistema alimentar vigente no País.

A determinação do sobrepeso e da obesidade está no conjunto de fatores que constitui o modo de vida das populações modernas, que consomem cada vez mais alimentos processados, energeticamente densos e ricos em açúcares, gorduras e sódio com uma quantidade de calorias consumidas além da necessidade individual.

Esse desequilíbrio decorre, em parte, pelas mudanças do padrão alimentar aliados à reduzida prática de atividade física, tanto no período laboral como no lazer.

As causas da obesidade não são apenas individuais, mas também ambientais e sociais, sobre as quais o indivíduo tem pouca ou nenhuma capacidade de interferência.

Para recuperar a forma física e a saúde não basta seguir dietas da moda ou copiar um treino de um famoso na internet.

Nesse processo é fundamental que OCORRAM mudanças de hábitos de forma permanente.

O caminho é árduo, e por isso uma equipe multidisciplinar é fundamental.

O nutricionista é o profissional mais habilitado para elaborar uma reforma alimentar. É ele que irá avaliar o progresso do paciente, encorajá-lo e adaptar o cardápio quando necessário. Ele irá montar o plano alimentar visando reeducação alimentar, o profissional de educação física fará a prescrição do treino ideal e o psicólogo entra no processo para encontrar possíveis barreiras emocionais que possam dificultar a dedicação do paciente nos treinos e dieta.

 

De acordo com a Patrícia Santiago, doutoranda em Psicologia, o cérebro – por meio de uma glândula chamada hipófise – que fabrica o hormônio da saciedade para que a pessoa sinta que está satisfeita depois de comer. “Mas estudos indicam que a hipófise fica inflamada em indivíduos obesos, comprometendo a produção desse hormônio e fazendo com que eles não se sintam saciados. Isso pode gerar comportamento compulsivo em relação aos alimentos, uma dependência”, afirma a psicóloga.

O papel do Psicólogo é ajudar o cliente enxergar a relação dele com a comida, com o emagrecimento e com o próprio corpo. Portanto, não se assuste quando algum médico ou nutricionista te encaminhar para o psicólogo, pois é com ele que você vai enxergar e aprender muitas coisas sobre seu interior, o autoconhecimento é uma das coisas mais importantes para o processo de emagrecimento.

Com orientação desses profissionais e obviamente acompanhamento médico, é possível de forma segura e duradoura conquistar as metas de emagrecimento e melhorar muito a qualidade de vida.

 

 

Coordenação técnica Razões do Corpo

 

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar