Blog

Voltar
16/10/2020 NOVIDADES

Dia Mundial da Alimentação

A data criada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em 1981 tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.

No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) em 1981, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los. Em cada ano um tema é escolhido e em mais de 150 países, ocorrem celebrações com a realização de diversos eventos.

A FAO é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo, assim, que todas as populações tenham acesso a alimentação e que essa seja de boa qualidade.

Esta comemoração visa, assim, alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, alertando para a necessidade da produção de alimentos. Este dia é, também, importante para fortalecer a cooperação entre os países na luta contra a fome, subnutrição e pobreza.​​​​​

Dez meses após o início da pandemia de COVID-19, com mais de 35 milhões de casos relatados em todo o mundo e mais de 1,03 milhão de vidas perdidas devido à doença, o acesso a alimentos e meios de subsistência para pessoas em todo o mundo tornou-se cada vez mais difícil.

O número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda deve quase dobrar para 265 milhões em 2020, de 135 milhões em 2019. A pandemia está afetando 60% da força de trabalho mundial - 2 bilhões de trabalhadores(as) - que estão no emprego informal. Oitenta por cento deles estão na África Subsaariana, onde a maioria não tem acesso a uma rede de segurança social.

Também estima-se que mais 140 milhões de pessoas viverão na pobreza extrema com menos de US $ 1,90 por dia em 2020.

Neste ano, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes.

Em face desta situação, é importante pensar em estratégias que garantam um aumento da produtividade, para que todas as populações sejam beneficiadas com uma alimentação de qualidade e que esta seja produzida de forma sustentável.

 

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar