Blog

Voltar
09/10/2012 NOVIDADES

Pessoas acima do peso e praticantes de atividade física são tão saudáveis quanto às magras

Muitos consideram a gordura corporal extra um maior risco para a saúde. Porém, dois estudos publicaram recentemente que esse conceito comum pode ser um equívoco.

Médicos liderados por Francisco Ortega da Universidade de Granada (Espanha) acompanharam durante 14 anos um grupo composto de 43 mil americanos. Os grupos eram divididos entre níveis de obesidade e pelos resultados dos testes de colesterol, pressão arterial e condicionamento físico. O resultado foi que os obesos praticantes de atividades físicas tiveram um risco 38% menor do que não praticantes. De 30% a 50% foi a taxa de redução de morte por problema cardíaco ou câncer.

O outro estudo foi realizado pela mesma equipe, porém dessa vez analisaram 64 mil suecos com problemas cardíacos durante três anos. O objetivo foi verificar a saúde de suas artérias coronárias. A divisão dos grupos foi de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada indivíduo. A conclusão foi que os suecos que estavam entre muito magros ou obesos mórbidos tinham o risco mais alto de morte do que os que estavam entre sobrepeso e obesidade moderada.

Aline Fraga, Jornalismo Portal EF - http://www.educacaofisica.com.br

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar