Blog

Voltar
06/02/2013 NOVIDADES

Exercício explosivo com intervalos é mais eficaz que ritmo contínuo?

É comum ver uma pessoa que não faz atividade física regular estar disposta a começar uma rotina saudável e ativa.

Muitas começam com uma caminhada, e depois começam a treinar corridas mais intensas. Porém, será que correr uma hora sem parar todos os dias no parque ajuda a ficar em forma? Segundo fisiologistas britânicos não! Um estudo sobre o assunto foi publicado nesta semana por pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia.

A dúvida é: é melhor se exercitar sem intervalos em ritmo moderado ou mais intensamente, porém com pausas para descanso? Para responder essa questão, os pesquisadores selecionaram 12 ciclistas. Os atletas foram divididos em dois grupos e realizaram testes físicos durante três vezes por semana. No primeiro grupo, ficaram ciclistas pedalando em ritmo forte, como em uma competição.

Eles tinham que pedalar por quatro minutos, descansar por dois, e finalizar pedalando mais quatro. Sendo o treino repetido cinco vezes. O segundo grupo, por sua vez, pedalava em frequência menos acelerada, mas durante uma hora. Após quatro semanas, os pesquisadores concluíram que houve um benefício duplo a favor do exercício com pausas.

Além do treino proporcionar maior rendimento atlético, com base em resultados numéricos, mas decorrente de questões como maior resistência corporal e recuperação muscular mais rápida, os atletas apresentaram menos fadiga e maior bem estar durante e após as sessões.

O ciclismo é uma das principais modalidades no País, e por isso os pesquisadores escolheram o esporte para realizar o estudo. Eles afirmam também que os resultados também servem de parâmetro para outros tipos de exercício.

Clique e confira a íntegra da pesquisa no periódico Daily Mail

Por Jornalismo Portal EF

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar