Blog

Voltar
04/11/2009 NOVIDADES

Agility

Existe um esporte voltado para cães que deve ser feito junto com o dono: o agility. O esporte foi criado há 30 anos, inspirado no hipismo, e começou a ser praticado há 10 anos no Brasil.

Existe um esporte voltado para cães que deve ser feito junto com o dono: o agility. O esporte foi criado há 30 anos, inspirado no hipismo, e começou a ser praticado há 10 anos no Brasil. De acordo com dados da Comissão Brasileira de Agility (CBA), existem cerca de 400 duplas competidoras no país. Comparado a outros países, esse número de praticantes é modesto.

Na Finlândia, o agility é considerado o segundo esporte mais popular do país. Os Estados Unidos têm transmissão dos campeonatos na TV. Na França, são oito mil competidores.

Esporte

No agility, o cachorro tem que percorrer um circuito de obstáculos, que exige força, equilíbrio e muita agilidade. Tudo é acompanhado pelo dono, chamado “condutor”. No final, vence o cão que completar o percurso sem cometer faltas e no menor tempo.

A partir dos dois meses, os cães podem começar a praticar o agility, e com um ano, o animal já está pronto fisicamente para aprender todos os exercícios do circuito, inclusive os saltos. Mas assim como os donos fazem avaliação física, antes de começar a treinar, é aconselhável levar o bichinho a um veterinário.

O agility é uma forma de praticar esporte com o cão. É uma ligação a mais na relação com o animal, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e outros problemas provocados pelo sedentarismo. Caso o cão se torne um “atleta profissional”, ele vai competir em categorias que levam em conta seu tamanho e sua habilidade. Antes das provas oficiais, que aceitam animais a partir dos 18 meses, ele pode participar dos campeonatos para iniciantes e veteranos.Assim como não há limites para cães, condutores de qualquer idade podem praticar o esporte.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar