Blog

Voltar
17/05/2011 NOVIDADES

Testes físicos também reprovam candidatos a concursos públicos

Fôlego e força não são qualidades necessárias aos “concurseiros” apenas para enfrentar a maratona de questões de um processo seletivo. Dependendo do cargo ao qual se esteja concorrendo, os estudantes têm ainda de mostrar muita disposição e preparo para superar os testes físicos, que em alguns casos reprovam, segundo números não oficiais, até 40% dos concorrentes.

Executar um número mínimo de barras, flexões, abdominais, saltos e correr uma grande distância em tempo limitado são práticas muitas vezes tão ou mais complicadas que acertar as perguntas sobre Língua Portuguesa, informática, ou legislação. Porém, de acordo com o professor de Educação Física Walter Molina, ainda é comum os “concurseiros” negligenciarem a preparação física.

Ele conhece casos extremos, como o de um potiguar aprovado em 4º lugar nas provas escritas de um concurso nacional para a Polícia Federal, em 2010, e que terminou perdendo a vaga devido ao não cumprimento das exigências nos testes físicos. Levantamentos informais, em nível nacional, apontam que nos concursos mais exigentes a reprovação nessa fase do certame chega a ser de dois em cada cinco candidatos.

Atualmente, o concurso dos Correios, para os cargos de carteiros e operador de triagem e transbordo, é um dos que exige a preparação. A avaliação de aptidão física constará da realização de flexões na barra fixa, teste de força no dinamômetro e corrida de 12 minutos. Os parâmetros variam conforme o sexo. Para os homens, por exemplo, será exigido um mínimo de três flexões na barra e 2.200 metros de corrida.

Em outras áreas, como as de polícia e das forças armadas em geral, os testes são ainda mais amplos e exigem uma forte preparação. “O teste físico da Polícia Federal é para um verdadeiro atleta”, resume Walter Molina, pós-graduado em Treinamento Desportivo e que presta assessoria esportiva através da “Natal Runner”.

Para quem vai enfrentar concursos com avaliação física, o fundamental é ler o edital com atenção, observando cada detalhe exigido nos exercícios, montar um treino com antecedência e focar no que é cobrado, além de buscar, se necessário, ajuda especializada.


Entendas as principais regras do teste físico

As exigências na execução dos exercícios variam conforme o concurso. É fundamental o candidato verificar os detalhes e modificações existentes em cada edital.

Barra fixa

:: Para a posição inicial é exigido manter os braços estendidos e o corpo na vertical, sem contato com o solo;

:: Os cotovelos devem se flexionar simultaneamente e o queixo tem de ultrapassar a parte superior da barra, sem se apoiar, e retornando à posição posição inicial, com os cotovelos novamente em extensão total.

:: Não é permitido ao candidato tocar o pé no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra, após o início das execuções, mas a flexão das pernas é geralmente aceita.

:: Não é permitido receber qualquer tipo de ajuda física, nem utilizar luva ou outro material para proteção das mãos.
:: Quem não atingir a performance exigida na primeira tentativa, normalmente tem direito a uma segunda, minutos depois.

Corrida

:: Normalmente incluem percursos de 12 minutos, dentro dos quais os candidatos têm de atingir uma distância mínima.

:: É permitido seguir em qualquer ritmo, até mesmo caminhando, ou parando e voltando a correr.

:: O candidato não é autorizado a abandonar a pista durante o teste, nem dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.

:: Com relação às corridas, não se costuma oferecer segunda tentativa.

Saltos

:: A posição inicial no salto horizontal exigido em concursos como o da Polícia Federal é atrás da linha de medição inicial, em pé, parado e com os pés paralelos, sem tocarem a linha.

:: O candidato deve saltar à frente com movimento simultâneo dos pés. A marcação da distância será a partir da linha de medição inicial, até a marca no solo de qualquer parte do corpo do candidato que estiver mais próxima da linha.

:: Geralmente é concedida uma segunda tentativa, levando-se em conta o melhor salto.

Fonte: Tribuna do Norte

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar