Blog

Voltar
18/11/2009 NOVIDADES

Schutzhund

A prática do Schutzhund desenvolve nas pessoas sentidos que são pouco usados normalmente, como uma sensibilidade muito aguçada, o que permite, após algum tempo, interações e reações instintivas com seu cão.

É uma prova dividida em três seções: Faro, Obediência e Serviço de Proteção – como um triátlon de cães. Existem três níveis de dificuldade. Nível 1 – prova básica, 2 – intermediária e 3 – avançada. As grandes competições mundiais somente acontecem no 3 (grau avançado). Já para selecionar um cão, exige-se como pré requisito mínimo o 1 (grau básico).

A prática do Schutzhund desenvolve nas pessoas sentidos que são pouco usados normalmente, como uma sensibilidade muito aguçada, o que permite, após algum tempo, interações e reações instintivas com seu cão. É como se ela aprendesse uma nova linguagem, a expressão corporal de seu cão, e através deste “idioma” comum a ambos, homem e cão conseguem se comunicar. Isso é algo muito gratificante para o participante.

Isso tudo, aliado à parceria e à cumplicidade que necessariamente têm que ser formadas entre o binômio Homem-Cão, traz inegáveis benefícios que extrapolam em muito o campo de treinos e invadem a vida das pessoas. Quanto à parte física, é um esporte que exercita tanto o homem quanto o cão, pois exige apenas um exercício moderado, o que faz com que possa ser praticado por pessoas de todas as idades.

O Schutzhund, apesar de muito pouco conhecido no Brasil, é praticado em quase todos os países do mundo. É um esporte que comprovadamente traz enormes benefícios para o homem, para o cão e para a sociedade. O homem passa a ter a segurança no controle sobre o cão em todas as circunstâncias. Ao animal é conferida a segurança, o controle e a canalização de sua agressividade para objetivos nobres, que são, em última análise: servir ao homem e a sociedade.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar