Blog

Voltar
28/04/2011 NOVIDADES

O PARADESPORTO BRASILEIRO E CAPIXABA

Há muito tempo vem se falando da importância do esporte como modificador da auto-estima e melhoria da saúde da pessoa com deficiência e pensando nesse âmbito, a natação, atletismo e a musculação aparecem como esportes e atividades físicas, onde esse trabalho de ressocialização acontece de forma surpreendente.

É notória a evolução de quadros clínicos de paralisia, ou mesmo de níveis baixos de força, problemas de equilíbrio entre outros, quando um trabalho bem desempenhado pelo profissional é realizado. O Esporte Paraolímpico surgiu em meados da década de 50 com um tipo de atividade física voltada para deficientes, a Ginástica Médica, cujo enfoque inicial era terapêutico, fato conflitante com a ideia da Educação Física atual que prezava por corpos saudáveis, perfeitos e produtivos (COSTA e SOUSA, 2004).
A natação Paradesportiva já se faz presente desde os Primeiros Jogos Paraolímpicos realizados em Roma em 1960. Já a participação do Brasil em Jogos Paraolímpicos só aconteceu em 1972 em Heildelberg (Alemanha) sendo que a primeira medalha na modalidade só surgiu em 1984 nos Jogos Paraolímpicos em Stoke Mandeville. Daí em diante foi crescente a evolução Brasileira, chegando a incrível marca de 19 medalhas sendo 8 de ouro na última edição dos Jogos Paraolímpicos realizados em Pequim em 2008, somente na natação.

No Espírito Santo, o paradesporto acontece a mais de dez anos, sendo a entidade capixaba de maior destaque no âmbito nacional, a ACPD Esportes. Dissidente de uma entidade denominada Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência, a ACPD Esportes - Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto nasceu do Departamento de esportes da antiga associação, devido à necessidade de um melhor gerenciamento e maior transparência em suas ações.

Um grupo de professores voluntários e atletas com mais de 10 anos de experiência esportiva fundaram em 2006 uma entidade Jurídica devidamente registrada para aperfeiçoar projetos na área Educação Física Adaptada. Desde 2001 é realizado o “Projeto Palestras Itinerantes”, mostrando a superação de pessoas com deficiência, onde os palestrantes são os próprios atletas, que abordam temas como: "Esporte como Fator de motivação do aluno na Escola e Esportes contra violência nas Escolas, além do Esporte como fator de Inclusão Social". Tal projeto já atendeu grande parte rede de ensino, tendo sido assistido por mais de 20.000 alunos dos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra e Anchieta.

Alunos esses de escolas públicas e privadas, passando do ensino fundamental até o nível superior. Na área esportiva existem núcleos de aprendizado e treinamento paradesportivo, funcionando no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral com natação, o atletismo no IFES (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO) e o Halterofilismo Paraolímpico e preparação física dos atletas em academias da Grande Vitória. Não podemos deixar de citar o papel desempenhado pela Razões do Corpo.
Nesses 10 anos de parceria com a Equipe Paraolímpica da ACPD e posteriormente ACPD Esportes, foram inúmeras contribuições nos resultados expressivos alcançados pelos atletas. Apesar da falta de apoio, principalmente do poder público, nos últimos anos, atletas e técnicos participam das equipes nacionais conquistando títulos Continentais e Mundiais.

Nossa equipe contou com participantes nas Paraolímpiadas de Barcelona – 1992; Atlanta – 1996; Sidney – 2000; Pequim – 2008; Parapanamericano da Argentina – 1995; México – 1999; Argentina - 2003 e Brasil/ Rio de Janeiro 2007. Jogos Nacionais Colombianos – 2010, Mundial de Atletismo Paraolímpico – Nova Zelândia 2011, entre outros. Pensando nisso, procuramos ressaltar a importância do professor de Educação Física que realiza seus atendimentos, sejam em forma de aula ou treinamentos, não só levando conhecimento técnico esportivo, mas também diversos outros conceitos que beneficiam a vida do aluno de forma geral. Vai aqui nosso agradecimento a todos da Equipe Razões do Corpo, em especial aos professores, pelos inúmeros serviços prestados de forma tão acolhedora e eficiente.

Muitas Vitórias ainda virão e a Razões do Corpo continuará fazendo parte disso!

Fairo Brasil – Educador Físico – CREF 679 G/ES. Especialista em Fisiologia do Exercício e Atividade Física Adaptada. Diretor Esportivo da ACPD Esportes.

Post's Relacionados:

Comentários

Voltar